quinta-feira, 5 de julho de 2012

O meu parto!

Estou aqui pra relatar meu trabalho de parto e por fim o nascimento da minha pequena, mas já adianto que não foi como eu sonhava, porém valeu cada segundo.

                                     O TRABALHO DE PARTO

Entrei em trabalho de parto de quinta dia 22 de março pra sexta dia 23,aí fui no consultorio da médica meio dia mais ou menos sentindo umas colicas leves...Estava com 3 cm de dilatação. Ela falou pra ir pro hospital 13:30h da tarde pra internar já. Cheguei no hospital e passei pela emergencia antes da internação,ali já estava com 4 cm. A médica da emergencia o tempo inteiro me perguntava "vc tem certeza q vc tá sentindo alguma coisa?? com essa cara de paisagem não dá nem pra acreditar!"  Enquanto eu esperava a minha obstetra chegar o tampão saiu inteiro.
Ela chegou e me colocou no cardiotoco (aparelho que mede a intesidade das contrações uterinas), estava tendo muitas contrações mesmo, regulares e fortes. Fomos para sala de parto normal, enchemos a banheira e nisso ja estava com 5 cm dilatados ... muiiiito tranquilo. O tempo todo eu me achando muito forte por não estar sentindo nem 1% do q as pessoas descreviam. 
 Antes de entrar na banheira pra aliviar a dor (que eu nem estava sentindo, na verdade) a médica resolveu estourar minha bolsa, porque Alice estava muito alta e não abaixava nada nadaaaa (não sabiamos o motivo até então), fez o procedimento e então eu fui direto para a água.... veio uma contraçao bem forte e pensei "ainda dá pra aguentar". De repente, fico dificil de suportar e pedi anestesia... fui para a maca esperar a anestesista aplicar e entrei na famosa "partolândia". Estava com 6 cm de dilatação. A dor é muito intensa mesmo. 
 A anestesista explicou q ia aplicar uma dose pequena porque era importante continuar sentindo as contrações, mas q em 15 minutos eu não sentiria dor, apenas a barriga endurecer conforme o útero contraísse.. A partir daí só lembro que eu urravaaaaa com a cara no travesseiro, vocalizava, de alguma forma isso ajudava a passar por cada pico de dor. Passaram 15 minutos e a anestesia não aliviou nem um pouco, eu continuava em outro planeta, tremendo MUITO de frio, dormindo nos breves intervalos
das contrações...Aquilo tudo que eu tanto sonhei sentir. As lágrimas escorriam, eu tremia, vocalizava, pedia anestesia, pedia pra aumentar a dose, a anestesista aumentava e naaaaaaaada de diminuir a intensidade da dor!  Ao todo foram 4 aplicações de anestesia e ZERO % de alívio da dor. Eu com 8 cm de
dilatação, recebi mais um exame dolorido de toque e foi constatado que Alice ainda não tinha descido praticamente NADA. Ou seja, o parto evoluia, eu sentia vontade de empurrar durante as contraçoes, empurrava, vocalizava e ela de alguma forma presa sem conseguir descer... 

 Eu disse pro meu marido que não ia aguentar mais, ele ainda tentou me apoiou dizendo que faltava muito
pouco pra eu desistir, mas eu já não raciocinava o suficiente pra entender isso.
 Minha médica me explicou que demoraria a nascer no parto normal por ela estar
muito alta e não poderia mais aumentar a dose da anestesia porque eu pararia de
sentir as contrações, poderia prejudicar o trabalho de parto. E me disse que achava que tinha alguma coisa atrapalhando a descida dela, mas só saberíamos se operassemos. Naquele ponto da situação, eu já não tinha mais forças nem condições psicológicas para argumentar com nada.

                                             Fui então para a cesária.

      
                                              O NASCIMENTO


 A médica teve dificuldade de puxar ela até na operação, pois ela estava encaixada toda torta no osso, com inclusive as orelhinhas dobradas e sendo apertadas (durante algumas horas ainda ficaram tortinhas
depois do nascimento). Eu iria continuar tentando normal e quando ela descesse um pouco e a médica sentisse a posição dela, teriamos q correr para a cirurgia de qualquer forma pois era uma posição que impedia o nascimento por vias naturais.

 Depois q ela nasceu e foi para o berçário com o pai, estavam me "fechando" e senti muita dor na barriga, a anestesista teve q aplicar mais 4 vezes  um "remedinho pra dor", até que elas ficaram muito preocupadas com meu estado, tremendo tanto de frio que parecia convulsão, vomitando e com dor no meio da operação. Por fim me aplicaram morfina e aí fiquei meio grogue de tanta anestesia que tomei... em apenas uma hora eu e ela já estavamos no quarto e ela mamou. Em nenhum momento parei de sentir minhas pernas, não amarraram meus braços, abaixaram o pano pra eu ver ela nascendo, saindo da barriga e a segurei logo em seguida...
                           Considero que tive uma cesariana humanizada!
 Os pontos foram somente internos, e por fora foi colado. Só senti muita dor no dia seguinte, pedi remédio (coisa que não é do meu normal fazer, tanto que nem quando operei o apêndice pedi para aumentarem a dose do remédio pra dor).   Ainda bem que tive meu marido pra me ajudar por 5 dias inteiros no pós operatório, e até hoje ele me ajuda com tudo que eu preciso. (Dá banho, troca fralda, faz dormir...)
  Aquele médico, o obsTRETA, estava certo em uma coisa... em 15 dias eu não senti mais dor. Ele só estava errado em achar que 15 dias é pouco tempo. Foram as duas semanas mais longas da minha vida, querer cuidar sozinha, levantar pra pegar minha filha e depender de outras pessoas para isso. Tossir e ter a sensação de que eu iria rasgar os pontos.

Agora com toda propriedade posso afirmar que a dor do parto normal, por mais intensa que ela seja, é maravilhosa, compensadora. Já a da cesária, foi triste pra mim e atrapalha os cuidados com o recém nascido.


  Tudo passou, tudo valeu a pena, e quem sabe se eu tiver um outro filho eu possa ter a experiência completa do Parto Natural!


Alice nasceu as 20:00 hrs do dia 23/03/2012, de uma cesariana após um trabalho de parto quase completo, e PASMEM , com o APGAR 10/10 (incrível para um bebê de cesária, mas acredito que o trabalho de parto tenha sido o responsável por isso).


Hoje minha princesa está com 3 meses e quase 2 semanas de vida! Risonha, dorme a noite toda, esperta, perfeita!!

Em breve postarei sobre Amamentação e depois sigo com postagens sobre o desenvolvimento dela. =)

Ela mama exclusivamente no peito.

Obrigada a quem aparece nesse cantinho de vez em quando, quero deixar tudo registrado aqui como um diário pra mim mesma e no futuro a minha pequena!





Nenhum comentário:

Postar um comentário